#2 Vítor Almeida – Figueiró Empreende

vitoralmeida-01

A 19 de Setembro de 1982, nascia Vítor Almeida.

Passou a sua infância na sua terra Ribeira de Alge, onde completou o 1º Ciclo do Ensino Básico. Continua o seu percurso escolar em Figueiró dos Vinhos, onde completa o 9º ano de escolaridade. É nesta altura que ingressa na Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal (ETPZP), em Pedrógão Grande, onde, em 2002, conclui o curso de Informática de Manutenção e Redes. Decorrente deste curso, realiza o estágio numa empresa de Coimbra, onde ficaria a trabalhar até 2003, no departamento de manutenção e assistência. Em 2004 decide voltar a estudar e regressa à ETPZP, para fazer um CET de Informática de Gestão com estágio curricular e profissional numa empresa de Software de Gestão em Coimbra, onde fica a trabalhar até Dezembro de 2006.

Estamos em 2007 e Vítor decide tornar-se num empreendedor escolhendo o concelho que o viu nascer para iniciar um projeto, porque defende que ” (…) Se todos desistirem de trazer ideias novas e arriscar na nossa terra, perdemos a nossa identidade como Vila e deixamos cair em vão todo o esforço que muitos fizeram no passado.(…)”. Assim a 3 de Março inaugura a ActualizaTI, Unipessoal uma empresa dedicada à venda e reparação de equipamentos informáticos em Figueiró dos Vinhos.

Em 2013, cria a Casulo Software mais dedicada ao Software de Gestão e à assistência a empresas.

Nos últimos três anos formou uma parceria em desenvolvimento de software, da qual resultaram duas aplicações: uma plataforma de gestão de tempos para empresas e relógio de ponto digital e um sincronizador que faz a interligação do software de gestão com a loja online, sem intervenção do utilizador.

É Business Partner SAGE, com formação especializada em Software de Gestão Comercial e pontos de venda, software para gabinetes de contabilidade, webdesign, gestão de páginas de internet e lojas online.

É igualmente formador de tecnologias de informação e comunicação (TIC), desempenhando esta função em diferentes vertentes relacionados com a informática e a gestão.

Como empreendedor que é Vítor tem sempre novas ideias e projetos para desenvolver. Neste momento, está a testar uma rede de servidores virtuais VPS Windows, para implementação de um serviço de gestão de domínios e alojamento de serviços online para pequenas empresas. Com esta solução será possível rentabilizar os equipamentos antigos, não obrigando a constantes atualizações de equipamentos, visto que será possível disponibilizar na cloud qualquer software que não for nativo WEB.

Onze anos depois de abrir a sua primeira empresa, este empreendedor conta-nos como é ser empreendedor em Figueiró dos Vinhos: “(…) Ser empreendedor em Figueiró dos Vinhos, ou em qualquer outra vila do interior, é um desafio maior que numa grande cidade, mas hoje em dia, em negócios tecnológicos conseguimos estar em pé de igualdade com qualquer empresa. Dispomos de comunicações a nível de Fibra e  4G como nas cidades, claro que a oferta dos operadores não é a mesma, mas é uma grande vantagem que à alguns anos atrás quando apenas tínhamos ADSL não existia. (…)”. Vítor Almeida refere ainda algumas vantagens da localização de Figueiró dos Vinhos, como sejam a localização, a mais ou menos a mesma distância das grandes cidades, e a curta distância que os trabalhadores têm de fazer no trajeto casa-trabalho, o que significa menos stress e cansaço logo pela manhã.

Para o futuro este figueiroense pretende continuar “(…) a apostar no desenvolvimento de soluções WEB, criando soluções de integração com sistemas existentes para melhorar a gestão de negócios(…)”

Já no final da nossa entrevista, perguntámos qual o conselho para quem está a pensar ser empreendedor em Figueiró dos Vinhos, Vítor respondeu “(…) Os meus conselhos para quem pretende ser empreendedor são simples, só erra quem faz, não podemos ter medo de errar porque o maior erro é nem sequer tentar, e  não se preocupar com quem critica, normalmente quem critica é porque não consegue fazer melhor, quem faz melhor em vez de criticar, elogia o esforço e dedicação. “