#3 Tânia Martins – Figueiró Empreende

tania martins-01

Este mês, na nossa rubrica damos a conhecer uma jovem alvaiazerense que decidiu tornar-se empreendedora em Figueiró dos Vinhos.

Tânia Filipa Reis Martins é uma jovem, natural do concelho de Alvaiázere, que desde cedo, como diz “ (…) fui reivindicalista e defendi que se temos um objetivo temos que lutar por ele, a nossa passagem nesta vida é isso mesmo: ter objetivos, alcançá-los e fazer a diferença na vida das pessoas pela positiva. (…) ”. Este seria o lema que viria a orientar o seu percurso académico e mais tarde profissional.

Depois de concluído o ensino secundário, Tânia fez formação na área da Gestão, ficando analista de gestão organizacional e mais tarde inicia a sua licenciatura em Solicitadoria na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. Enveredou por esta área porque “(…) tenho muito gosto em ajudar as pessoas, em resolver situações, ouvindo o lado destas, pois valorizo muito a relação inter pessoal e fazendo assim o meu melhor pelo meu cliente, representando a minha classe, a Ordem Solicitadores e Agentes Execução (…).

Hoje Tânia é uma solicitadora inscrita na Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução, com a cédula profissional nº 7878, que decidiu abrir o seu escritório em Figueiró dos Vinhos, tornando-se numa jovem empreendedora a apostar no concelho. Diz ter escolhido Figueiró dos Vinhos, “(…) primeiro por ser uma vila vizinha à minha, e segundo porque sendo muito sincera, acho a vila e as pessoas que nela privam muito acolhedoras, simpáticas e que levam a vida de bom grado, e é isto que faz falta na vida de cada um de nós, viver a vida ajudando-nos uns aos outros. Por outro lado achei que Figueiró dos Vinhos é uma terra desenvolvida a nível de mercado de trabalho e por isso mesmo quis abrir um espaço, um local onde se resolva tudo.(…)”.

Tânia abriu o seu escritório no início deste mês e portanto ainda é uma empreendedora com o percurso curto e portanto entende ser ainda prematuro fazer uma avaliação sobre, como é ser-se empreendedor em Figueiró dos Vinhos, no entanto “(…) nesta fase sinto que é incentivador, as pessoas de Figueiró, assim como repartições públicas e privadas, bem como o próprio Município são muito recetivas, muito acolhedoras e têm acolhido muito bem este meu projeto.(…)”.

No escritório de Tânia, todos aqueles que precisarem irão encontrar uma solicitadora, que é , como nos descreve “(…) um misto de advogados, procuradores e consultores jurídicos (…)” tem de ser licenciado solicitadoria ou direito, sujeito a inscrição obrigatória na sua ordem profissional..(…)” , “(…) consistindo as suas principais funções em aconselhar, assessorar, representar e defender os seus constituintes, os quais podem ser pessoas, empresas ou organismos públicos.(…)”. “(…) O solicitador resolve tudo o que envolva o processamento de documentos emanados da lei.(…)”.          Já a finalizar a entrevista, pedimos que deixasse alguns conselhos a quem pretende empreender em Figueiró dos Vinhos: “(…) O conselho primordial que dou a quem se quer tornar empreendedor é: primeiramente estudar bem o seu projeto que irá construir, posteriormente o mercado e o seu público alvo que quer alcançar, depois apostar ser em Fv acho uma óptima opção se for estudado corretamente. A população de FV recebe bem qualquer empreendedor mas desde que tenha um espaço que responda às necessidades do cliente. (…) se é aquilo que se quer, força, estudar muito e trabalhar com esforço servindo o cliente! Não há que ter medo de arriscar! Se o projeto correr bem óptimo se correr menos bem haverá outras opções certamente.(…)”.

Podemos encontrar a nossa entrevistada deste mês no seu escritório, situado na Rua Padre Diogo Vasconcelos (Ramal), no seguinte horário:

Segunda a Sexta: 9h às 13h / 14h ás 19h

Sábados: 9h às 13h